# # # #

sexta-feira, 30 de março de 2012

Começou a Campanha da Fraternidade 2012: Saúde Pública é o tema este ano.


Começou a Campanha da Fraternidade 2012:
Saúde Pública é o tema este ano.
Todos os anos, desde 1964, a Igreja Católica propõe um assunto para ser alvo de reflexão, principalmente durante o período da quaresma, os 40 dias que antecedem a Páscoa. A Campanha da Fraternidade 2012, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), começa hoje tendo como tema “Fraternidade e Saúde Pública“.
Sob o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, retirado do livro do Eclesiástico (cf.Eclo 38,8), a campanha será aberta pelo secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, em evento marcado para as 14h, na sede da CNBB, em Brasília.  Também deverão estar presentes o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos, o gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança e integrante do Conselho Nacional de Saúde, Clovis Boufleur, e o cirurgião integrante da equipe de assessoria da Pastoral da Saúde do Conselho Episcopal Latino-americano André Luiz de Oliveira.
O tema eleito para a campanha promete gerar grande mobilização popular. Motivos não faltam, já que está previsto o corte de R$ 5,5 bilhões no orçamento da pasta para este ano.
Além disso, diversas entidades querem buscar nas ruas apoio para modificação do projeto de lei complementar que regulamentou a Emenda 29. A proposta – aprovada no Senado em dezembro de 2011 e sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) no mês passado – não agradou às associações de profissionais, conselhos regionais de medicina e secretarias municipais e estaduais de saúde.
De acordo com os organizadores, o objetivo da campanha é “refletir sobre a realidade da saúde no país, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizando por melhoria no sistema público de saúde”. O padre Áureo Nogueira de Freitas, vigário episcopal para ação pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, destaca que é fundamental ver a saúde como um “dom de Deus” e procurar uma melhor qualidade de vida.

MINISTÉRIO DA SAÚDE COLOCA A SAÚDE DE SANTA MARIA DO CAMBUCÁ EM 7º LUGAR ENTRE OS 32 (TRINTA E DOIS) MUNICÍPIOS DA NOSSA REGIÃO E EM 2º LUGAR EM EFETIVIDADE



NOTAS DOS INDICADORES DO INDICE DE DESEMPENHO DO SUS (IDSUS 2011), POR MUNICÍPIO IV GERES

EFETIVIDADE
Atenção Básica
2º lUGAR



7º LUGAR NA NOTA GERAL


O acesso e a qualidade dos serviços de saúde do país agora serão avaliados de forma mais transparente. O Ministério da Saúde lançou na tarde de hoje o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS 2012), ferramenta que avaliou os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência). O índice verificou como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.
“Além de dar maior transparência ao quadro geral da oferta e da situação dos serviços de saúde, o IDSUS 2012 servirá de base para que os dirigentes dos três níveis – federal, estadual e municipal – tomem decisões em favor do aprimoramento das ações de saúde pública no país”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O IDSUS avalia os serviços dos municípios, regiões e estados com pontuação de 0 a 10 e mede o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados. “Como vivemos em um país com grande diversidade, a avaliação considera a existência de seis grupos homogêneos de municípios, que possuem características similares como população, perfis socioeconômicos e epidemiológicos. Nós estamos avaliando como o SUS está cumprindo seus princípios e diretrizes, como a universalidade do acesso e a integralidade da atenção”, explicou o diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, Paulo de Tarso.
A capital com a melhor avaliação do IDSUS 2012 foi Vitória (ES). A cidade faz parte do grupo homogêneo 1 e tirou nota 7,08. Conforme o prefeito da capital, João Coser, essa nota reflete a ampliação da rede de saúde, começando pela área de infraestrutura. “Nós fizemos uma rede de unidades de saúde, de pronto atendimento, de CAPs. Nós temos hoje 28 unidades e oito centros de referência, e isso nos permitiu estar presentes em todos os cantos, principalmente, nos bairros mais populares, onde nós precisamos ajudar na orientação das pessoas. 


FONTE: MINISTÉRIO DA SAUDE

Medicamentos utilizados no SUS terão nova rotulagem.


Resolução da Anvisa institui novo Manual de Identidade Visual de Medicamentos utilizados no Sistema Único de Saúde. Rótulos vão trazer informações essenciais para garantir uso correto dos produtos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29) a resolução RDC 21/2012, que institui o novo Manual de Identidade Visual de Medicamentos para o Ministério da Saúde. Com isso, todos os medicamentos adquiridos pelo governo federal para distribuição no SUS seguirão o novo padrão visual em suas embalagens.
A nova padronização é mais moderna e atualiza a norma que estava em vigor desde 2002. Além da nova proposta da arte gráfica, inspirada na bandeira nacional, as novas embalagens, entregues por meio de programas do Ministério, estarão de acordo com as normas já existentes para os demais medicamentos disponíveis no mercado.
Entre as novidades da nova rotulagem está a valorização do nome do princípio ativo do medicamento frente ao nome comercial de forma a estimular os profissionais médicos a utilizar o nome técnico dos produtos. O destaque ao nome do principio ativo também visa facilitar a identificação dos medicamentos, prevenindo erros na dispensação ou uso destes produtos.
O novo manual também dá destaque à marca do SUS e reforça a proibição de venda do produto em todas as embalagens, blisters, ampolas, cartelas, frascos, entre outros. O objetivo é possibilitar a imediata identificação da origem dos medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
Todos os rótulos trarão informações essenciais para garantir o uso correto dos produtos, como via de administração do medicamento, forma de conservação e restrição de uso, entre outros.
Os produtores destes medicamentos terão 180 dias, a partir da publicação da norma, para alterar as embalagens dos produtos. A adequação das novas embalagens será verificada pela Anvisa durante os processo de renovação de registro e análises de pós-registro.



2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MARCA HISTÓRIA DA SAÚDE EM SANTA MARIA DO CAMBUCÁ!


A realização dessa conferencia de saúde foi de grande importância para a população de santa Maria do Cambucá. E eu me sinto honrada em está participando e construindo esse momento de discussão e debate para o fortalecimento do nosso sistema de Saúde enquanto gestora.
Temos vivenciado dias difíceis para a garantia do acesso a saúde e os municípios de pequeno porte como o nosso, ficam muitas vezes impossibilitados de prestar um serviço de melhor qualidade do que já vem sendo feito, pois os recursos destinados a manutenção Do SUS nessas cidades tem sido o mínimo possível. O que ainda mantém um atendimento em nosso município são os valores humanos, o compromisso da gestão atual e de todos que estão à frente da saúde de Santa Maria, o que nem sempre é visto por parte de segmento da população que preferem ver apenas o que acontece de ruim sem buscar entender as razões pelas quais não se tem um exemplo de saúde pública a ser seguido.
Portanto a 2a conferencia municipal de saúde foi o momento em que a população pode comparecer para discutir problemas enfrentados pelo município buscando todos juntos a realização de políticas públicas que abrajam todas as áreas de saúde pública municipal na busca de melhores atendimentos para toda população de santa Maria.
O tema central da nossa conferencia foi: TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLÍTICA PÚBLICA E PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO. Saímos fortalecidos e desafiados a cuidar do nosso patrimônio, todos! Gestores, usuários e trabalhadores conscientes do nosso papel fundamental na construção da história do SUS, espero que possamos nas próximas etapas desse momento de discussão e reflexão sobre o SUS e sua operacionalização em nosso país, contribuir com debates e criticas construtivas na busca de soluções de otimização do SUS .
Encerro minhas palavras com a frase da nossa presidenta Dilma que disse: "Temos que transformar o SUS num ótimo e grande sistema de saúde. TEMOS!, ou seja, nós (gestores, trabalhadores e usuários) somos co-responsáveis para que o SUS seja de fato e de direito o GRANDE SISTEMA DE SAÚDE. Portanto minha esperança é imensa. Sei que não dá para mudar o começo. Mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final. Desejo que seja um processo de renovação e resgate da nossa luta em favor do SUS, e sigamos firme ao exercício da nossa cidadania enquanto atores e autores do nosso Sistema Único de Saúde.

Vânia Lucia de Almeida Arruda.
Secretária Municipal de Saúde








.





APRESENTAÇÃO CULTURAL

CENTRAL DE MARCAÇÃO FAZ CARTÃO DO SUS NA HORA

O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.


É OBRIGATÓRIO PARA TODAS AS CONSULTAS REALIZADAS NO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE O CARTÃO DO SUS.

FAÇA JÁ O SEU NA CENTRAL DE MARCAÇÃO QUE FICA DENTRO DA POLICLÍNICA.

HORÁRIO: 07:00 ÀS 12:00hs
LOCAL: POLICLÍNICA

INAUGURADA À CENTRAL DE MARCAÇÃO

CMC


FOI INAUGURADA A PELO PREFEITO A CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS 
O GUICHÊ FICA DENTRO DA POLICLÍNICA E ATENDE MAIS DE 100 PESSOAS POR DIA.


BENEFÍCIOS

Redução no tempo gasto para a marcação de consultas;
Segurança no agendamento realizado;
Garantia de consultas ofertadas a todos os municípios envolvidos no sistema;
Aproveitamento total dos recursos disponíveis no município de referência;
Banco de dados de toda a capacidade instalada

A CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: SEGUNDA À SEXTA-FEIRA DAS 07:00 ÀS 12:00

PODEM SER MARCADOS:
EXAME DE SANGUE
MAMOGRAFIA
ULTRASONOGRAFIA
ENDOSCOPIA
RESSONANCIA MAGNÉTICA
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
ELETRONEUROMIOGRAFIA
CARDIOLOGISTA
GINECOLOGISTA
RAIO X
ENTRE OUTROS...
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MARCAÇÃO:
  • ENCAMINHAMENTO OU LAUDO DO MÉDICO SOLICITANTE;
  • CARTÃO DO SUS
  • IDENTIDADE
  • CPF

quarta-feira, 28 de março de 2012

Vídeo das ações realizadas pela Secretaria de Saúde !!!

ACADEMIA DAS CIDADES - PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE



Com o objetivo de fortalecer e informar a população usuária, o Programa da Academia das Cidades coordenado pela Secretaria de Saúde, coloca a disposição o calendârio das atividades no Pólo do Caramuru e na Extensão no Centro de Santa Maria do Cambucá. Aqui você pode encontrar informações sobre as Academias, acompanhar a inauguração de obras, ficar por dentro das novidades, além de ter acesso a um vasto conteúdo do Programa.


EXTENSÃO DO PÓLO - URBANO

PÓLO CARAMURU

IMAGENS AULA DE DANÇA - PARTICIPE!!!!




Benefícios da atividade física

Uma boa caminhada, jogo de futebol e aulas de dança podem melhorar a circulação e a atividade do coração, além da diminuir os riscos de problemas cardíacos e reduzir as gordurinhas indesejadas.




UMA VIDA SEDENTÁRIA ELEVA OS RISCOS DE DIABETES E HIPERTENSÃO




IDSUS ÍNDICE DE DESEMPENHO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE



Foi publicado pelo Ministério da Saúde o IDSUS - ÍNDICE DE DESEMPENHO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, os indicadores mostram a realidade do município de Santa Maria do Cambucá com o prefeito Elizeu e dos Municípios vizinhos, nos graficos podemos comparar todos os indicadores para que possamos melhorar ainda mais a nossa Saúde.

Nota Geral de Santa Maria do Cambucá maior que a de Frei Miguelinho, Vertentes e Taquaritinga do Norte. Vale lembra que todos os municipios citados possuem uma estrutura infinitamente melhor que a nossa.










A Secretaria de Saúde agradece a todos os profissionais de Sáude que fizeram parte desta realidade!!!

terça-feira, 27 de março de 2012

NASF II NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMILIA


Um antigo desejo da população está se tornando realidade pois o prefeito Elizeu João de Souza e a Secretaria de Saúde de Santa Maria do Cambucá sai na frente dos municípios vizinhos mais uma vez através de seus projetos e conseguiu trazer o NASF II para nosso município, a equipe do NASF II vai contar com um Assistente Social, um Fonoaudiólogo, uma Psicóloga, uma Nutricionista e uma Coordenadora, e juntos, vão servir de Apoio para os PSF da zona rural e urbana do nosso município.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), criados através da Portaria GM Nº 154, de 24 de janeiro de 2008, do Gabinete do Ministro, e atualizados pela PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011 adveio como mais um suporte e maior plenitude ao PSF, complementando-o e dando mais fundamento à diretriz “integralidade” do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao próprio conceito de saúde ditado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um completo bem estar físico, mental e social, e não apenas uma ausência de doença.

O NASF é uma estratégia de ampliação e maior abrangência às ações da atenção básica de saúde, atuando em concomitância aos atributos do PSF, ampliando o número de profissionais vinculados a este programa. Os núcleos são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, e atuarão em parceria com os profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), atuando diretamente no apoio às equipes e na unidade na qual o NASF está cadastrado. É importante ressaltar que os

NASF não são portas de entrada do sistema e a responsabilização compartilhada entre as equipes de Saúde da Família e a equipe do núcleo prevê uma revisão da prática do encaminhamento com base nos processos de referência e contra-referência, ampliando-a para um processo de acompanhamento longitudinal de responsabilidade da ESF, atuando no fortalecimento do SUS.


Para acessar a portaria:

http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/112519-455.html

SAÚDE BUCAL EM FOCO

Foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde nesta Terça-feira (27-03-2012) os projetos elaborados pela secretaria de saude para ampliação do programa de Saúde Bucal em 2 (dois) PSF, são eles; Urbano e Manso.
Tambem foi aprovado pelo conselho mais uma equipe de completa da ESF contendo, Médico, Enfermeiro, Tec. de Enfermagem, Dentista, ASB e ACS.
Os projetos são aprovados de forma tripartite, ou seja, aprovação Municipal pelo prefeito Elizeu João de Souza, Estadual e Federal.

Vale lembrar que os conselheiros são representantes de vários seguimentos; usuários do Sistema Único de Saúde, trabalhadores de Saúde Municipal, prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde Municipal, além do sindicato que se faz presente.


A reunião é aberta ao público, sendo realizadas sempre na ultima terça feira do mês, ás 09:00hs na bibliotéca municipal.