# # # #

sexta-feira, 30 de março de 2012

2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MARCA HISTÓRIA DA SAÚDE EM SANTA MARIA DO CAMBUCÁ!


A realização dessa conferencia de saúde foi de grande importância para a população de santa Maria do Cambucá. E eu me sinto honrada em está participando e construindo esse momento de discussão e debate para o fortalecimento do nosso sistema de Saúde enquanto gestora.
Temos vivenciado dias difíceis para a garantia do acesso a saúde e os municípios de pequeno porte como o nosso, ficam muitas vezes impossibilitados de prestar um serviço de melhor qualidade do que já vem sendo feito, pois os recursos destinados a manutenção Do SUS nessas cidades tem sido o mínimo possível. O que ainda mantém um atendimento em nosso município são os valores humanos, o compromisso da gestão atual e de todos que estão à frente da saúde de Santa Maria, o que nem sempre é visto por parte de segmento da população que preferem ver apenas o que acontece de ruim sem buscar entender as razões pelas quais não se tem um exemplo de saúde pública a ser seguido.
Portanto a 2a conferencia municipal de saúde foi o momento em que a população pode comparecer para discutir problemas enfrentados pelo município buscando todos juntos a realização de políticas públicas que abrajam todas as áreas de saúde pública municipal na busca de melhores atendimentos para toda população de santa Maria.
O tema central da nossa conferencia foi: TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLÍTICA PÚBLICA E PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO. Saímos fortalecidos e desafiados a cuidar do nosso patrimônio, todos! Gestores, usuários e trabalhadores conscientes do nosso papel fundamental na construção da história do SUS, espero que possamos nas próximas etapas desse momento de discussão e reflexão sobre o SUS e sua operacionalização em nosso país, contribuir com debates e criticas construtivas na busca de soluções de otimização do SUS .
Encerro minhas palavras com a frase da nossa presidenta Dilma que disse: "Temos que transformar o SUS num ótimo e grande sistema de saúde. TEMOS!, ou seja, nós (gestores, trabalhadores e usuários) somos co-responsáveis para que o SUS seja de fato e de direito o GRANDE SISTEMA DE SAÚDE. Portanto minha esperança é imensa. Sei que não dá para mudar o começo. Mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final. Desejo que seja um processo de renovação e resgate da nossa luta em favor do SUS, e sigamos firme ao exercício da nossa cidadania enquanto atores e autores do nosso Sistema Único de Saúde.

Vânia Lucia de Almeida Arruda.
Secretária Municipal de Saúde








.





APRESENTAÇÃO CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário