# # # #

sexta-feira, 30 de março de 2012

Começou a Campanha da Fraternidade 2012: Saúde Pública é o tema este ano.


Começou a Campanha da Fraternidade 2012:
Saúde Pública é o tema este ano.
Todos os anos, desde 1964, a Igreja Católica propõe um assunto para ser alvo de reflexão, principalmente durante o período da quaresma, os 40 dias que antecedem a Páscoa. A Campanha da Fraternidade 2012, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), começa hoje tendo como tema “Fraternidade e Saúde Pública“.
Sob o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, retirado do livro do Eclesiástico (cf.Eclo 38,8), a campanha será aberta pelo secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, em evento marcado para as 14h, na sede da CNBB, em Brasília.  Também deverão estar presentes o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos, o gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança e integrante do Conselho Nacional de Saúde, Clovis Boufleur, e o cirurgião integrante da equipe de assessoria da Pastoral da Saúde do Conselho Episcopal Latino-americano André Luiz de Oliveira.
O tema eleito para a campanha promete gerar grande mobilização popular. Motivos não faltam, já que está previsto o corte de R$ 5,5 bilhões no orçamento da pasta para este ano.
Além disso, diversas entidades querem buscar nas ruas apoio para modificação do projeto de lei complementar que regulamentou a Emenda 29. A proposta – aprovada no Senado em dezembro de 2011 e sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) no mês passado – não agradou às associações de profissionais, conselhos regionais de medicina e secretarias municipais e estaduais de saúde.
De acordo com os organizadores, o objetivo da campanha é “refletir sobre a realidade da saúde no país, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizando por melhoria no sistema público de saúde”. O padre Áureo Nogueira de Freitas, vigário episcopal para ação pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, destaca que é fundamental ver a saúde como um “dom de Deus” e procurar uma melhor qualidade de vida.

2 comentários: