# # # #

sexta-feira, 30 de março de 2012

MINISTÉRIO DA SAÚDE COLOCA A SAÚDE DE SANTA MARIA DO CAMBUCÁ EM 7º LUGAR ENTRE OS 32 (TRINTA E DOIS) MUNICÍPIOS DA NOSSA REGIÃO E EM 2º LUGAR EM EFETIVIDADE



NOTAS DOS INDICADORES DO INDICE DE DESEMPENHO DO SUS (IDSUS 2011), POR MUNICÍPIO IV GERES

EFETIVIDADE
Atenção Básica
2º lUGAR



7º LUGAR NA NOTA GERAL


O acesso e a qualidade dos serviços de saúde do país agora serão avaliados de forma mais transparente. O Ministério da Saúde lançou na tarde de hoje o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS 2012), ferramenta que avaliou os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência). O índice verificou como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.
“Além de dar maior transparência ao quadro geral da oferta e da situação dos serviços de saúde, o IDSUS 2012 servirá de base para que os dirigentes dos três níveis – federal, estadual e municipal – tomem decisões em favor do aprimoramento das ações de saúde pública no país”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O IDSUS avalia os serviços dos municípios, regiões e estados com pontuação de 0 a 10 e mede o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados. “Como vivemos em um país com grande diversidade, a avaliação considera a existência de seis grupos homogêneos de municípios, que possuem características similares como população, perfis socioeconômicos e epidemiológicos. Nós estamos avaliando como o SUS está cumprindo seus princípios e diretrizes, como a universalidade do acesso e a integralidade da atenção”, explicou o diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, Paulo de Tarso.
A capital com a melhor avaliação do IDSUS 2012 foi Vitória (ES). A cidade faz parte do grupo homogêneo 1 e tirou nota 7,08. Conforme o prefeito da capital, João Coser, essa nota reflete a ampliação da rede de saúde, começando pela área de infraestrutura. “Nós fizemos uma rede de unidades de saúde, de pronto atendimento, de CAPs. Nós temos hoje 28 unidades e oito centros de referência, e isso nos permitiu estar presentes em todos os cantos, principalmente, nos bairros mais populares, onde nós precisamos ajudar na orientação das pessoas. 


FONTE: MINISTÉRIO DA SAUDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário